casa

de Julia Salaroli e Sezen Tonguz

Julia e Sezen estão interessadas em refletir sobre o que “casa” significa para pessoas de diferentes culturas, idades, condições económicas, etc. Para nos sentirmos em casa, nós todos tentamos da melhor forma criar condições mínimas. As políticas, ou a falta delas, de direito à habitação, à imigração, à empregabilidade e ao acesso à cidade afetam diretamente e drasticamente a forma como vivemos e construímos esse espaço que chamamos casa.

 

Julia Salaroli (BR/IT): é coreógrafa e performer, licenciada em Dança pela Unicamp – SP e Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Nova de Lisboa. Participou do PEPCC no Fórum Dança. Atua como coreógrafa e performer em projetos individuais e coletivos com características transdisciplinares. Seus trabalhos foram apresentados no Brasil, em Portugal, na Argentina, na Alemanha, na Suécia e na Turquia. Atualmente vive e trabalha entre Brasil e Portugal.

Sezen Tonguz (TR/PT): teve formação em dança contemporânea no Estúdio de Dança CATI, Istambul (2002-2007) e frequentou o PEPCC no Fórum Dança (2008-2009). Os seus trabalhos foram apresentados na Turquia, Europa, no Brasil e nos EUA. Mestre em Comunicação e Artes (2013-2015) e doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações (2017-) Universidade Nova de Lisboa, continua a sua pesquisa e actividade na criação artística e curadoria nas artes performativas.

FICHA ARTÍSTICA

Co-criação: Julia Salaroli e Sezen Tonguz
Desenho sonoro: Sann Gusmão
Desenho cenográfico: Manuela Curtiss
Coordenação: Maria Gil e Miguel Bonneville
Acompanhamento artístico: Miguel Bonneville
Acompanhamento técnico: Roger Madureira
Registo fotográfico: Alípio Padilha
Apoio à produção residência: Vanda Cerejo, Teatro do Silêncio 2018
Agradecimentos: Lua Cheia, Fátima Freitas, Sérgio Silva, grupo de jovens da Santa Casa da Misericórdia do Bairro Padre Cruz, Prazeres, Elisete Andrade, João Gualdino, Natália Cunha, Dona Lídia, Dona Conceição e outros tantos moradores que contribuíram para a pesquisa com longas e prazerosas conversas.

O Teatro do Silêncio é uma estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura | Direcção Geral das Artes e pela Junta de Freguesia de Carnide.

DATAS

2018

2-27 Julho, período de residências, Lavadouro Público de Carnide, Lisboa
28 Julho, apresentações públicas, Lavadouro Público de Carnide, Lisboa