“o lagarto de marselha”, João Miller Guerra

25-27 de Junho 2021

Em tempos manifestei o meu interesse em expor no Lavadouro de Carnide. Trabalhei neste espaço para um outro projecto do Teatro do Silêncio e o local atraía-me. Paralelamente a este episódio dei início pouco tempo depois às minhas primeiras esculturas em sabão. Assim, quando surge este convite, repentinamente tudo flui. É uma limpeza!

 

exposições no lavadouro

O ciclo de exposições no Lavadouro Público de Carnide contou com a apresentação de obras dos artistas Bárbara Assis Pacheco, João Miller Guerra e Joana Linda. Com produção do Teatro do Silêncio, as mostras propuseram novas leituras e interpretações do espaço, tirando partido da sua forte marca identitária, associada à história e ao património cultural e local. O ciclo expositivo deu continuidade ao trabalho que o Teatro do Silêncio tem vindo a desenvolver na construção de novas narrativas e na conservação da memória de um dos mais emblemáticos espaços desta freguesia lisboeta.

produção: Teatro do Silêncio
fotografias da exposição: Miguel Bonneville
apoio: Direcção Geral das Artes, Junta de Freguesia de Carnide, Câmara Municipal de Lisboa

 

biografia

Realizador e artista visual, João Miller Guerra (n. 1974) trabalha entre o Cinema e as Artes Plásticas. Estudou Design de Equipamento na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Completou a sua formação com o Curso Regular de Pintura e o Curso Avançado de Artes Visuais no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa.  É co-fundador da produtora de cinema Uma Pedra no Sapato juntamente com Filipa Reis. Juntos criam e realizam projectos para Cinema e para televisão. Os seus filmes marcam presença regular em inúmeros festivais desde 2010. Participa irregularmente em exposições colectivas e apenas mostrou o seu trabalho em duas exposições individuais até 2021.