um corpo extemporâneo (ou sobre como ter raízes e voar)

de Joana Levi

Proponho com este projeto praticar uma escrita atravessada por detritos e asteróides, inspirada no universo poético de Antonin Artaud. Extemporâneo aqui não se opõe ao contemporâneo ou, literalmente, ao que está dentro de seu tempo, mas ao que pode ser deduzido. A um corpo extemporâneo associo o irromper intempestivo de forças acidentais. Esta pesquisa está calcada na prática performativa de um corpo que trai expectativas e atrai para si mesmo novos contornos, escapando às categorias genéricas. É sobre esse deslizar sorrateiro da presença do performer que proponho exercitar uma escrita libidinosa que inscreve o próprio corpo que escreve.

Joana Levi (BR/PT): Encenadora, atriz/performer, formada em Filosofia pela USP. Atualmente, desenvolve sua pesquisa de mestrado em Estética na Universidade Nova de Lisboa. Nos últimos anos, sua pesquisa voltou-se especialmente para a criação de projetos transdisciplinares e contextuais, na interface entre teatro, performance e filosofia, dentre eles: a performance-exposição “Museu Encantador” em parceria com Rita Natálio (MAM-RJ), o espetáculo multimídia “Rózà” em parceria com Martha Kiss (Casa do Povo-SP) e a performance site specific “In_Trânsito” em parceria com a Cia Marginal (Prêmio Montagem Cênica 2011-RJ). No último ano, foi performer em “Triste in English from Spanish” de Sónia Baptista/PT e dramaturgista em “Antropocenas” de João dos Santos Martins & Rita Natálio/PT.

FICHA ARTÍSTICA

Pesquisa, textos e instalação: Joana Levi
Coordenação: Maria Gil e Miguel Bonneville
Acompanhamento artístico: Miguel Bonneville
Acompanhamento técnico: Roger Madureira
Registo fotográfico: Alípio Padilha
Apoio à produção residência: Vanda Cerejo, Teatro do Silêncio 2018
Agradecimentos: Gac – Grupo de Acção Comunitária, Dr. Tomás Miguez

O Teatro do Silêncio é uma estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura | Direcção Geral das Artes e pela Junta de Freguesia de Carnide.

DATAS

2018

2-27 Julho, período de residências, Lavadouro Público de Carnide, Lisboa
28 Julho, apresentações públicas, Lavadouro Público de Carnide, Lisboa