A LEI DO MEANDRO

de Miguel Cardoso

A proposta é trabalhar uma sequência de poemas, cada um deles uma glosa à noção de meandro. Procurar traçar linhas que liguem o particular a horizontes mais vastos, e o individual ao colectivo, e inscrever os caminhos percorridos em Carnide num diálogo com o esquisso e panfleto de Le Corbusier que dá nome ao projecto, que encena uma oposição entre o tortuoso (o meandro) e a linha recta que o desenlaça.

Miguel Cardoso (Lisboa, 1976): Escreve, traduz e ensina. Publicou poemas, ensaios e outros textos em periódicos como Imprópria, Textos & Pretextos, Relâmpago, Intervalo, Flanzine. É autor de sete livros de poesia. Os mais recentes são À Barbárie seguem-se os estendais (&etc, 2015), Víveres (Tinta-da-China, 2016) e Mais de mil anos (Douda Correria, 2017).

© Vitorino Coragem

FICHA ARTÍSTICA

Artistas em residência: Miguel Cardoso, Rita Brás, Rita Natálio, Virgínia Mota
Coordenação: Maria Gil
Acompanhamento: Maria Gil e Marta Lança
Registo fotográfico: Joana Linda
Produção residências: Teatro do Silêncio 2017
Parceria: Projecto Pulsar da Junta de Freguesia de Carnide 2017

Projecto apoiado no âmbito do RAAML – Regulamento de Atribuição de apoios no Município de Lisboa e inserido na Passado e Presente – Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura 2017
As residências artísticas de 2017 estão inseridas na A Sul – Plataforma de criação para artistas que habitam ou cruzam o espaço Ibero-americano, direccionada para a pesquisa, a investigação e a experimentação artísticas. A Sul pretendeu ser ainda um lugar de encontro e de reflexão entre artistas, e entre artistas e a cidade de Lisboa.

DATAS

1 de Janeiro – 31 de Dezembro de 2017, escritório do Teatro do Silêncio, Carnide, Lisboa

Outras apresentações
1 de Janeiro – 31 de Dezembro de 2017, os artistas em residência realizaram várias sessões de escrita com o Grupo de Jovens do Centro Social e Polivalente Bairro Padre Cruz, na Unidade de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade Luz, da Santa Casa da Misericórdia e na Biblioteca Natália Correia, Carnide, Lisboa