LADO P
Teatro do Silêncio e Vende-se Filmes
LADO P foi um projeto que juntou artistas e pessoas privadas de liberdade para, através da realização de oficinas de teatro, escrita, música, som e imagem, criar um lugar de partilha e de proximidade, onde contámos, ouvimos e imaginámos histórias.
O projeto foi desenvolvido no Estabelecimento Prisional de Caxias, em Oeiras, e integrou o Programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, da Fundação Calouste Gulbenkian (2019-2022), numa coprodução entre o Teatro do Silêncio e a Vende-se Filmes, tendo ainda como parceiros a World Academy, a RTP– Rádio Televisão Portuguesa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Oeiras.
O resultado do projeto foi uma série documental de doze episódios produzida pela Vende-se Filmes para a RTP e uma publicação digital que reflete sobre os modos de criação e de produção do projeto:
Fechado
série documental que mergulha nas vivências pessoais do sistema prisional português e daqueles que em torno deles se vêem forçados a gravitar.
Caderno de Memórias e outras Anotações
sobre a Experiência de Criar um Projeto Artístico numa Prisão
arquivo de memórias, que poderá apoiar quem queira vir a desenvolver projetos artísticos em contexto prisional.
FECHADO
Caderno de Memórias e outras Anotações sobre a Experiência de Criar um Projeto Artístico numa Prisão
CRÉDITOS
Produção: Teatro do Silêncio 2023
Coprodução: Vende-se Filmes
Coordenação: Daniela Soares
Artistas formadores: Filipa Reis, João Miller Guerra, Maria Gil, Margarida Mestre, Pedro Cabeleira, Ricardo Jacinto, Sofia Cabrita, Tiago Costa
Formadores World Academy: Miguel Gonçalves, Miguel Sotto Mayor, Rui Barros
Sociólogo, investigador, responsável pela área social: Ricardo Loureiro
Gestão e Administração Teatro do Silêncio: Susana Martinho Lopes
Apoio à produção: Sabrina Santos